segunda-feira, 28 de maio de 2012

Iniciação Cristã - Palavra e eucaristia


Palavra e eucaristia




A igreja se faz e se alimenta com o pão da palavra e também com o pão da Eucaristia. Este é o tripé que sustenta uma comunidade: Palavra, Liturgia Eucarística e testemunho da caridade. Lembrem-se: uma mesa não se sustenta com menos de três pernas, precisamos portanto deste suporte.

Algumas pessoas se preocupam tanto para que não caia nem uma migalha do Corpo de Cristo e, como diria São Gerônimo, precisamos pensar da mesma forma em relação à palavra de Deus.

Contudo, precisamos também tomar cuidado com as “manias eucarísticas”. Nos dias de hoje Freud teria muito o que tentar explicar. Este é um assunto muito mais sério do que se imagina. Precisamos de uma formação mais sólida. Deixemos de lado a Eucaristia como “amuleto”. Hoje tem se visto muitos maníacos eucarísticos querendo tocar, beijar o Santíssimo quando ele passa. 

Devocionismo eucarístico é diferente de eucaristia. 

Durante algum tempo as pessoas já não estavam entendendo a importância deste tripé, mas depois de quase quatro séculos (época da "Revolta Luterana") estamos finalmente conseguindo devolver a verdadeira importância à eucaristia. Estamos conseguindo finalmente mostrar o verdadeiro Jesus na Hóstia Consagrada e na sua palavra.


Só adorar o Santíssimo Sacramento e não estudar a sua palavra para saber como se comportar diante da sociedade e, ao mesmo tempo transmitir aos irmãos não é o que sugere a igreja.

Pensemos nisto!


Transcrição das palavras do Bispo Dom Armando no Encontro de Iniciação Cristã em Livramento de Nossa Senhora - BA - Data: 19 e 20- de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário